BLOG

BLOG

Detox Hepático após as comemorações de fim de ano

DETOX HEPÁTICO APÓS AS COMEMORAÇÕES DE FIM DE ANO

Depois das festas de fim de ano, a maioria das pessoas sente a necessidade de dar uma atenção redobrada à saúde do fígado. É neste momento que o Detox Hepático se torna essencial para eliminar toxinas e manter nosso corpo funcionando em sua melhor forma.


Continue a leitura para descobrir como esse processo funciona e quais são os nutrientes que contribuem com esse detox.

O QUE É DETOX HEPÁTICO?

O Detox Hepático é o processo pelo qual o fígado remove ou reduz as toxinas que ingerimos (através alimentos e bebidas) ou que produzimos internamente (por meio do metabolismo), e é dividido em três fases:


  • Fase 1: esta é a fase do primeiro contato com a toxina, que é reconhecida por enzimas específicas da família CYP (Citocromo P450) e alteram a estrutura da toxina iniciando a fase de biotransformação, preparando-a para a próxima etapa.
  • Fase 2: essa é a fase de conjugação, onde as enzimas como a da família da Glutationa S-transferase (GST) trabalham para converter a toxina em uma forma inofensiva (atóxica) e solúvel em água, facilitando assim a sua remoção do organismo.
  • Fase 3: fase de eliminação, o sistema de transporte envia essa substância, que agora está atóxica e hidrossolúvel, para a corrente sanguínea, em que, eventualmente, ela será eliminada, principalmente, pelos rins ou intestino.

Nutrientes que ajudam no Detox Hepático

L-Metionina

É um aminoácido essencial que, na presença de ATP, é metabolizado gerando principalmente em SAMe (S-Adenosil-L-Metionina). Ajudando na proteção do fígado e melhora a forma como o corpo usa substâncias importantes para seu funcionamento.

Curcumina

É uma molécula capaz de interagir com um grande número de alvos moleculares envolvidos nos processos inflamatórios. Pode elevar níveis de GST (glutationa S transferases) que participam da fase II de detoxificação hepática. Além de ser um potente antioxidante que reduz atividades das espécies reativas de oxigênio.

N-Acetilcisteína

A N-Acetilcistéina (NAC) possui efeitos antioxidantes, agindo sobre radicais livres, principalmente os superóxidos e indiretamente facilita a biossíntese de glutationa (peptídeo com potente ação antioxidante).

L-Gluthation

O antioxidante mais abundante no organismo é a glutationa, com papel importante no combate aos radicais livres, na eliminação de toxinas e recuperação celular.

Complexo B com B1

Importante complexo de vitaminas hidrossolúveis, que tem em sua composição as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6. Atuam como cofator enzimático nas reações de biotransformação que ocorrem no fígado.

L-Glicina

É um aminoácido muito importante na detoxificação, principalmente na fase II. Há uma enorme produção de radicais livres entre a fase I e a II, tornando os nutrientes antioxidantes fundamentais para que o processo seja eficaz e os compostos tóxicos sejam capazes de serem eliminados.

Alanil Glutamina

É um dipeptídeo que por ter ação na diminuição do estress oxidativo, pode minimizar as lesões hepáticas além de ajudar a manter a integridade intestinal, limitando a quantidade de toxinas que passam pela barreira intestinal.

Gostou da dica?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Detox Hepático e como alguns nutrientes podem ajudar nesse processo, cuide bem do seu fígado para que as suas células estejam sempre com bom funcionamento, principalmente após períodos de excessos alimentares e bebidas.

E lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, para garantir que seja adequada para suas necessidades individuais.

Você já conhece os produtos e as soluções da Health Tech? Basta clicar aqui para saber mais e descobrir como nossa equipe pode te ajudar.

Escrito por:

Dra. Verônica Coelho

Farmacêutica Magistral


Revisado por:

Dra. Gabriela Rodrigues

Farmacêutica Bioquímica

Artigos Relacionados

25 set., 2024
Conheça as causas dos distúrbios respiratórios e como preveni-los com dicas práticas, além de substâncias que fortalecem a saúde respiratória.
16 fev., 2024
SUPLEMENTOS E VITAMINAS QUE CONTRIBUEM PARA ENERGIA E VITALIDADE
VER MAIS
Share by: