A Vitamina B12, também chamada “cobalamina”, é uma vitamina hidrossolúvel essencial para o corpo humano, porque desempenha um papel fundamental no funcionamento adequado do sistema nervoso, na produção de células sanguíneas e no metabolismo energético.
Existem quatro formas principais de Vitamina B12, cada uma com características e benefícios diferentes: Cianocobalamina, Hidroxicobalamina, Adenosilcobalamina e Metilcobalamina.
Neste post, você vai conferir a diferença entre duas das formas mais comuns: Cianocobalamina e Metilcobalamina. Continue a leitura para saber mais!
Cianocobalamina
A Cianocobalamina é a forma mais comum de Vitamina B12, encontrada em suplementos nutricionais. Porém, tem menor atividade biológica entre todas as formas de B12. Para ser utilizada efetivamente pelo organismo, a Cianocobalamina precisa passar por conversão no fígado, transformando-se em Metilcobalamina. Portanto, pode-se considerar a Cianocobalamina como a “forma matriz” de B12
Metilcobalamina
A Metilcobalamina é a forma ativa da Vitamina B12, isso significa que ela está pronta para ser absorvida e utilizada imediatamente pelo organismo, sem a necessidade de conversão hepática. Sua biodisponibilidade é maior em comparação a Cianocobalamina, além disso, a Metilcobalamina desempenha um papel importante na regulação dos ritmos circadianos, incluindo os estados de sono e vigília.
Adenosilcobalamina e Hidroxicobalamina
Além das duas formas principais, vale mencionar a Hidroxicobalamina, que é muito utilizada para a desintoxicação do organismo em casos de envenenamento por cianeto. E a Adenosilcobalamina que é uma outra forma ativa da Vitamina B12, complementando a Metilcobalamina.
Consequências da deficiência de Vitamina B12
Até aqui, é possível perceber que a Metilcobalamina e a Cianocobalamina são semelhantes ao agirem no corpo, ou seja, têm atividades parecidas, mas operam em ritmos diferentes. E o que de fato é muito importante destacar é que a deficiência de Vitamina B12 pode ter consequências sérias para a saúde.
A ausência desse elemento afeta o Sistema Nervoso Central (SNC), podendo levar a condições neurológicas e psiquiátricas, como neuropatia periférica, depressão e degeneração cognitiva. Esses efeitos são mais notáveis conforme envelhecemos.
Além disso, a deficiência de B12 pode causar fadiga e afetar o sistema hematológico e cardiovascular, principalmente devido à sua influência no metabolismo da homocisteína.
Ao decidir sobre o suplemento de Vitamina B12 a ser utilizado, é essencial compreender a diferença entre Cianocobalamina e Metilcobalamina. Em suma, enquanto a Cianocobalamina é a forma mais comum nos suplementos, a Metilcobalamina é a mais ativa e prontamente absorvida pelo organismo.
Para ajudar na escolha do melhor suplemento entre as Vitaminas B12, converse com o seu médico e conte com a Health Tech, somos referência quando o assunto é aprimorar a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de medicamentos estéreis e injetáveis.
Caso ainda não conheça nossos produtos, clique aqui para saber mais sobre as nossas soluções.
Escrito por: Revisado por:
Dra. Verônica Coelho Dra. Gabriela Rodrigues
Farmacêutica Magistral Farmacêutica Bioquímica