Cada vez mais pessoas buscam por métodos de Detoxificação para inserir em suas rotinas.
Saiba mais sobre o processo de Detoxificação Hepática e veja como é possível acelerar a eliminação das impurezas absorvidas pelo nosso corpo no dia a dia.
O que significa Detoxificação:
Detoxificação é a eliminação de substâncias tóxicas do corpo humano. Essa remoção é de extrema importância porque visa aumentar a qualidade de vida.
Indivíduos muito intoxicados podem desenvolver:
● dores de cabeça,
● fadiga,
● indigestão,
● tremores e coordenação motora alterada,
● disbiose,
● constipação,
● tonturas e até problemas psicológicos, como a depressão.
Como o indivíduo pode se intoxicar:
A intoxicação pode ser proveniente de metais pesados que estão presentes, por exemplo, em cosméticos e utensílios de cozinha, como, panelas de alumínio; pode ser proveniente também de materiais de limpeza, medicamentos, alimentos contaminados, poluição, etc.
Como e onde ocorre o processo de Detoxificação:
O processo é feito em duas fases realizadas pelas enzimas hepáticas.
- A fase I a intenção é desinflamar e proteger o fígado das disfunções hepáticas, as enzimas nesse momento fazem com que as substâncias tóxicas se tornem mais hidrossolúveis para facilitar a próxima etapa.
- A fase II é conhecida como metilação ou conjugação e é quando se utiliza compostos ricos em sulfidrila para metabolizar as toxinas, tornando-as totalmente hidrossolúveis para serem finalmente excretadas; A substância não-tóxica é transportada pela circulação até o seu destino.
O “Detox” é feito principalmente pelo fígado e intestino e sua excreção é principalmente pela via urinária.
A Importância da Detoxificação:
O principal intuito deste tratamento, é a melhora das funções hepáticas, enzimáticas, antioxidantes e a diminuição da permeabilidade intestinal a toxinas, metais tóxicos e elementos inflamatórios, impedindo que estes cheguem à corrente sanguínea e sejam distribuídos a outros órgãos e tecidos.
A quantidade de toxinas, elementos químicos e inflamatórios cujo quais entramos em contato todos os dias é alarmante. O corpo humano possui naturalmente sistemas antioxidantes e recursos para fazer a detoxificação.
Mas, devido ao contato constante com elementos nocivos, ao estresse do dia a dia, a má alimentação e predisposições genéticas, a capacidade do organismo de se defender é prejudicada.
Por isso, é importante uma dieta saudável e que contenha alimentos “Detox”. A terapia medicamentosa oral e injetável pode ser uma aliada ao mecanismo de detoxificação.
Consulte seu médico para maiores informações.
Escrito por: Revisado por:
Dra. Verônica Coelho Dra. Gabriela Rodrigues
Farmacêutica Magistral Farmacêutica Bioquímica